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Domingo,
23 de Jan
 
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Caminhada


Para ter uma vida melhor, são necessários apenas 30 minutos de atividade física por dia. Para acostumar o corpo, comece pela maneira mais fácil: andando

Basta meia hora...

Primeiro vem a preguiça, depois o desânimo, e pronto! Você falta uma vez e, em pouco tempo, nem aparece na academia. Para piorar, surge aquela sensação de fracasso. Se sua preocupação é manter a saúde e o bem-estar, anime-se. Pesquisas recentes publicadas no Journal of the American Medical Association e no Medicine Science Sports Exercise (MSSE) mostram que cuidar do corpo e da mente é mais fácil do que se pensa. Meia hora de atividade física durante cinco dias da semana já é o suficiente. Você também pode dividir os 30 minutos em três séries de dez minutos, ou em duas de 15. Portanto, aproveite pequenos intervalos na sua rotina. Acumular séries de exercícios durante o dia traz quase os mesmos benefícios que malhar de forma contínua.

Comece a melhorar o seu condicionamento físico do modo mais simples: andando. Quem não tem problema grave de saúde nem precisa de orientação médica para sair caminhando. Basta seguir regras básicas. E o melhor: nem gasta dinheiro, só calorias.



Andar aumenta a massa muscular.

Segundo estudo publicado no MSSE, após poucas semanas de caminhada diária de 30 minutos (consecutivos ou não) a pessoa perde cerca de 3% de gordura corporal. Não reduz o peso, mas troca gordurinhas indesejáveis por músculos.

O coração sai ganhando, assim como os pulmões e a circulação sangüínea. A capacidade de respirar aumenta em torno de 2,5%. A pressão arterial diminui entre 4,5% e 7,5%. O exercício ainda colabora para a diminuição das taxas de gordura no sangue e ajuda na deposição de cálcio e outros sais minerais sobre os ossos. "Andar faz parte da receita para prevenir e tratar a osteoporose", lembra o ortopedista Marco Amatuzzi, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.


Contra a depressão






Caminhar aumenta o volume de oxigênio na corrente sangüínea, fazendo o coração trabalhar melhor



Os músculos ficam mais firmes

Promove mais disposição e bem-estar. A pessoa sente-se melhor consigo mesma



Fazer exercícios ajuda a queimar gordura



Fortalece o esqueleto ao colaborar com o depósito de cálcio e de outros minerais nos ossos. É um ótimo aliado na prevenção da osteoporose

Mais que benefícios físicos, caminhar faz bem para a mente. "O indivíduo se sente melhor consigo mesmo, fica com mais vontade de ter amigos e menos deprimido", observa o geriatra Wilson Jacob Filho, de São Paulo. "Se não prolonga a vida, dá mais qualidade."

Para obter um bom resultado, não vale passear. As passadas devem ser firmes e constantes. "É preciso pôr energia. Mas nada de superar limites", orienta Victor Matsudo, fisiologista do esporte em São Caetano do Sul. "Em caso de falta de ar ou de taquicardia (palpitação), procure um médico." Andar de 6 a 7 km/h ou ainda 1 km a cada 9 minutos é um bom ritmo, de acordo com o preparador físico Délfio Tomaselli, de São Paulo.

Segundo o professor Paulo Provout, da Universidade Paulista, é recomendável verificar a pulsação. Ponha o dedo médio e o indicador no pulso e, a partir do zero, conte os batimentos cardíacos por 10 segundos. Faça isso ao parar nos semáforos. Se não for medir o pulso, mantenha-se em movimento enquanto o sinal não abre.

Caminhar aumenta o volume de oxigênio na corrente sangüínea, fazendo o coração trabalhar melhor



Os músculos ficam mais firmes

Promove mais disposição e bem-estar. A pessoa sente-se melhor consigo mesma



Fazer exercícios ajuda a queimar gordura



Fortalece o esqueleto ao colaborar com o depósito de cálcio e de outros minerais nos ossos. É um ótimo aliado na prevenção da osteoporose
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